Segue o trabalho de padronização da rapadura em Santo Antônio

Santo Antônio da Patulha continua em busca de uma rapadura padrão para Santo Antônio. Em uma nova reunião realizada na Acisap, esta com os produtores de rapaduras, foram definidos os parceiros para a implantação de um selo de qualidade para a rapadura patrulhense. O processo contará com os trabalhos da prefeitura, do Sebrae, Senar, Emater, Aprodecana (Associação dos Produtores de Cana) e Acisap.

Em uma apresentação da equipe técnica da Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia), compostas pelo engenheiro químico Júlio César Trois Endres, engenheira química Lina Yamachita Oliveiras e a consultora de alimentos Sheila Rozito, foram discutidos, passo a passo, a aquisição do selo de qualidade para o doce.

Segundo o consultor do programa Juntos para Competir, Mauro Zamperetti, foi definido também um grupo de trabalho, este contando com responsáveis técnicos das três maiores fabricantes de rapadura, dois representantes das empresas de pequeno porte, além de dois representantes da Cientec. “O grupo terá uma função de estudo, elaborando uma proposta de regras que devem ser cumpridas desde o produtor de melado até a chegada do produto ao consumidor final” garante Mauro, salientando ainda que uma nova reunião será agendada na primeira quinzena de setembro para serem definidas estas regras, que deverão ser seguidas pelos empresários para que conquistem o selo de qualidade do seu produto.

Paralelo a este trabalho inicial, o consultor lembra da capacitação que está sendo feita nesses últimos três dias com um primeiro grupo de produtores: “Além desse, um outro grupo também iniciará nesse processo em setembro”.  Há ainda o serviço de identidade visual da rapadura patrulhense, onde o Sebrae disponibilizou uma consultoria de desing ao grupo setorial de rapaduras para o desenvolvimento dessa.

Comentários

Comentários