Como é ruim ficar triste, com raiva, medo, ou com nojo, não é mesmo? Quantas vezes nos cobramos por ter sentido um sentimento desses, que causa mal estar! Ou então não queremos senti-los…É errado ficar com raiva! Não posso ficar triste! Ter medo não é legal! Mesmo sendo desagradáveis, todas essas emoções são importantes, assim, como a alegria e o amor.

Todas as emoções são importantes para nossa sobrevivência, mesmo aquelas que nos causam sensações negativas, servem para nos alertar que algo não está legal e precisamos ficar atentos! Toda emoção é resultado do que pensamos sobre as situações que acontecem conosco e em resposta a elas, apresentamos comportamentos ou melhor, reações.  Emoções como a tristeza, nos motiva para buscar o novo, verificar o que está errado, onde está errando, avaliar alternativas e tomar decisões por exemplo.

Diante dessas informações podemos compreender a importância de tornar nossas emoções conscientes para que possamos compreender o porquê de nossos comportamentos em muitas situações do nosso dia a dia e porque tivemos determinada emoção e assim, ter comportamentos adequados, conseguindo lidar melhor com as situações e evitando conflitos com as pessoas.

Quando as emoções não são dosadas, ou seja, ficam descontroladas, começam a trazer prejuízos no cotidiano, já que vai influenciar na sua reação ao que está acontecendo, é um alerta para que algo não está bem e sendo necessário buscar ajuda de um(a) psicólogo(a). Já que as alterações emocionais contribuem para transtornos mentais, como transtornos depressivos e ansiosos, entre outros, e procurar tratamento adequado é muito importante. Cuide de sua saúde mental, ame-se!

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

Comentários

Comentários