Tratamento da asma será tema de capacitação em Osório

Sintomas da AsmaSeguindo as ações de qualificação, e neste caso, com o objetivo de aproximar os profissionais da comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde promove na quarta-feira, 08 de julho, na Câmara de Vereadores, a partir das 9horas, uma capacitação.

Na oportunidade, o Dr. José Reni Esteves Soares, irá falar para os usuários do Serviço Público das Unidades de Saúde, sobre o tratamento da Asma. O objetivo é conscientizar os familiares sobre o assunto, visando um controle mais ativo por parte dos usuários na prevenção dos sintomas da asma.

O prefeito Eduardo Abrahão explica que o município, através da Secretaria da Saúde, realiza atividades variadas para que haja uma integração entre a comunidade e os profissionais, visando um aproveitamento maior dos serviços oferecidos. “Sempre primamos pelo bem estar da população e estratégias como essa, demonstram nossa preocupação com a qualidade de vida dos osorienses”.

Saiba mais:

Asma é uma doença comum das vias aéreas ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas.  A asma causa os seguintes sintomas: falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou peito pesado, chio ou chiado no peito e tosse.

É uma das doenças crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos, sendo um problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de pessoas. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. A asma é uma causa importante de faltas escolares e no trabalho. É a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado.

Os principais gatilhos da asma são: ácaros, fungos, polens – flores, gramas, árvores, animais de estimação, fezes de baratas, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e exposição ao ar frio.

Eliana Izaias

Comentários

Comentários