Uergs em Osório ofertará Mestrado em Educação

mestrado_educacao_uergsA Uergs obteve a aprovação, pela Capes, para oferta do curso de Mestrado Profissional em Educação, na Unidade em Osório. O parecer foi divulgado na tarde desta quinta-feira (5), e a primeira turma deverá ser aberta no segundo semestre deste ano.

Este será o segundo curso de mestrado aberto pela Uergs, que já oferta o Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, na Unidade em São Francisco de Paula. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Clódis Andrades Filho, destaca que a proposta cujo enfoque é a formação de professores para a Educação Básica atendeu a todos os critérios de avaliação exigidos pela Capes.

Um dos requisitos levados em consideração para a aprovação do curso na área da Educação foi o Projeto Político Pedagógico da Universidade, que busca estimular, nas regiões onde está presente, a ampliação de cursos de mestrado e doutorado que compreendem a formação de profissionais da Educação Básica e Superior, com propostas que atendam as regiões mais distantes da Capital.

?Este é mais um patamar alcançado pela Universidade, e representa um amadurecimento científico tecnológico na área da Educação, que é uma das áreas estratégicas da Uergs e do Estado?, declarou o pró-reitor.

Linhas de Pesquisa

O curso oferta três linhas de pesquisa:  currículos e políticas na formação de professores; inovação, diversidade e memória em educação; linguagem e artes em contextos educacionais. Os objetivos consistem em formar profissionais altamente capacitados para identificar as potencialidades e necessidades do seu âmbito de trabalho, por meio de recursos de pesquisa científica e de reflexão crítica que os habilitem para a criação e implementação de ações transformadoras na área da formação de professores para a Educação Básica e para o fomento e qualificação do desenvolvimento regional. A intenção é capacitar esses profissionais para atuar em diferentes contextos propondo práticas inovadoras que impactem no currículo, políticas educacionais, artes, linguagens, tecnologias, memórias e diversidade.

"Manter os talentos nas regiões, pesquisando e propondo soluções para as problemáticas regionais é um objetivo original da Universidade e este mestrado possibilitará isso", destaca o coordenador do curso, professor Leandro Forell.

Daiane de Carvalho Madruga

Comentários

Comentários