Viagem Segura de Navegantes registra uma morte e dezenas de feridos

Viagem Segura de Navegantes registra uma morte e dezenas de feridos

A Polícia Rodoviária Federal, juntamente com Detran, Brigada Militar e seu Comando Rodoviário, estiveram mobilizados de sexta-feira (1º) até domingo (3), durante a realização da 99ª edição da Viagem Segura, com atenção especial ao Litoral.

Na operação de Navegantes, as autoridades registraram em todo o estado uma morte em decorrência de acidente de trânsito (considerando apenas vítimas no local da ocorrência).

Aconteceram 146 acidentes no feriado – um fatal, 88 com lesões (117 pessoas feridas) e os demais somente com danos materiais. No ano passado, foram 30 vítimas durante os quatro dias do feriado, considerando as que foram a óbito até 30 dias pós-acidente.

Durante os três dias da Operação de Navegantes, foram fiscalizados 19.439 veículos e flagradas 9.268 infrações, recolhidos 286 veículos e 114 CNHs irregulares. Dos 2.145 testes de etilômetro aplicados, 45 foram positivos. Deste total, 12 condutores (26,6%) foram levados à delegacia e responderão por crime de trânsito em função de o teste do bafômetro apresentar resultado igual ou superior a 0,34 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).

Outros 86 condutores se recusaram a realizar o teste. Todos responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro – multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento.

Sobre a Viagem Segura

A Viagem Segura reúne os órgãos de fiscalização em operações especiais nos feriados e datas festivas. Nessas ocasiões é esperada uma maior movimentação nas estradas e vias municipais. Além das polícias e Detran, atuam como parceiros órgãos de trânsito municipais (EPTC, em Porto Alegre), ANTT, DNIT, Cetran, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Nas 99 edições já realizadas até o momento, mais de 5,5 milhões de veículos foram fiscalizados e 232,5 mil testes de etilômetro aplicados. Foram registradas mais de um milhão de infrações, sendo mais de 20,1 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 93,1 mil veículos e 25,8 mil carteiras de habilitação irregulares.

Eunice Gruman

Comentários

Comentários