Vigilância em Saúde encontra focos do mosquito Aedes albopictus em Osório

A equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Osório alerta a comunidade para que não deixe de manter os cuidados básicos no combate a dengue. Até agora, a equipe já encontrou pelo município 11 focos de Aedes albopictus, mosquito do mesmo gênero do Aedes aegipty, o principal transmissor da dengue no Brasil.

Após quase 08 anos de trabalho ininterrupto no combate a dengue, a equipe verificou que 90% dos casos de focos do mosquito estão dentro de casa. Por isso a Vigilância em Saúde faz um apelo à comunidade, lembrando que os cuidados de cada um com a limpeza de seu pátio e sua residência é muito importante, assim como a visita da equipe da Secretaria da Saúde.

Além das visitas às residências, a equipe espalhou 30 “armadilhas” pela cidade, que são pneus com água parada em seu interior, identificados pelas inscrições “PMO” e o número da armadilha, que é verificada a cada 07 dias. Em 37 pontos estratégicos como depósito de sucatas, postos de gasolina, floriculturas, borracharias, cemitério entre outros, está sendo feita uma verificação intensificada. Esses locais são visitados a cada 14 dias para manter o controle de focos de mosquito.

As escolas municipais também serão visitadas a partir de maio e em Atlântida Sul, a equipe de Vigilância em Saúde estará distribuindo material informativo e orientando a comunidade sobre os cuidados no combate a dengue.
 
É sempre importante lembrar de alguns cuidados básicos:

– Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas

– Completar com areia úmida os vasos nos cemitérios

– Higienizar ralos de banheiros que não são utilizados

– Cobrir pneus que não estão sendo utilizados

– Limpar com escova e sabão recipientes de água dos animais

– Acondicionar o lixo em sacos plásticos vedados

– Bromélias devem ser regadas com solução de hipoclorito de sódio, com uma colher de sopa para cada 5 litros de água

A participação da comunidade é de extrema importância no combate a doença. Facilite o acesso da equipe à sua casa e siga as orientações dos agentes.

Comentários

Comentários