Vítima fatal do coronavírus no Litoral foi enterrada sem cuidados contra contaminação

O homem de 52 anos, vítima fatal do coronavírus no Litoral foi velado e enterrado, sem os cuidados do protocolo para infectados mortos.

Ele estava em internação hospitalar desde o dia 11 de abril, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, local do óbito.

De acordo com nota da prefeitura de Arroio do Sal, onde a vítima residia, a informação da morte foi repassada pela 18ª Coordenadoria em Saúde do Rio Grande do Sul, às 21h30min dessa quinta-feira (16).

Acontece que ele foi velado e sepultado, horas antes, no município de Terra de Areia.

“Solicitamos que todos aqueles que compareceram a esta cerimônia fúnebre (em data, local e horários divulgados), entrem em contato com o DISQUE SAÚDE DE TERRA DE AREIA pelo fone: (51) 98258-1682 para as devidas orientações”, diz a nota da secretaria de saúde do município divulgada nesta tarde.

Veja abaixo na íntegra.

“A Secretaria de Saúde Informa que, na data de 16/04/2020, entre às 9:00 e 14:00 HS, na Capela do Cemitério São José, realizou-se cerimônia funebre de um homem de 52 anos, até então, vitimado e falecido (como descrito em documentação legal), por decorrência de complicações de doenças crônicas prévias.

Todavia, na manhã do dia de hoje (17/04/2020), o Comitê de Prevenção e Combate ao CORONAVÍRUS de Terra de Areia foi surpreendido e notificado que além das comorbidades, havia sido realizada uma coleta de PCR devido a suspeição de contaminação por CORONAVÍRUS no indivíduo, sendo este exame confirmado como POSITIVO na noite do dia 16/04/2020.

Salienta-se ainda informar que, este indivíduo recebeu atendimento médico primário e secundário em outros dois municípios da região (fora de nossa alçada de monitoramento), sendo somente encaminhado a Terra de Areia para cerimônia fúnebre, sendo esta realizada de forma convencional (urna aberta) com duração reduzida.

A Secretaria de Saúde e o Comitê de Prevenção e Combate ao CORONAVÍRUS esclarece que, em nenhum momento recebeu notificações quanto a situação do indivíduo em tempo hábil para manipular os procedimentos em nosso município, e que trabalha nesse exato momento para esclarecer e amenizar os impactos deste acontecimento.

Solicitamos que todos aqueles que compareceram a esta cerimônia fúnebre (em data, local e horários divulgados), entrem em contato com o DISQUE SAÚDE DE TERRA DE AREIA pelo fone: (51) 98258-1682 para as devidas orientações”.

Comentários

Comentários