Você acredita em Teoria da Conspiração? – Sergio Agra

NOTAS DISSONANTES – SERGIO AGRA

Intelectual não vai a praia. Intelectual bebe.

Teoria da conspiração é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma “sociedade secreta”, partido político ou “governo sombra”, adepto do extremismo, da ideologia que utiliza medidas espúrias, radicais e extremas para “resolver” os problemas.

A teoria da conspiração no Brasil, observadas as circunstâncias dos eventos, existiu e existe desde sempre. Ora é arguida pela direita, ora pela esquerda, conforme os seus interesses e conveniências

Castelo Branco morreu em um acidente aéreo (mal explicado pelos inquéritos militares) ocorrido em 18 de julho de 1967: um avião Lockheed T-33 da Força Aérea Brasileira teria atingido a cauda do avião Piper PA-23 Aztec no qual Castelo Branco viajava, o que fez com que o Piper caísse.

Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitschek viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro no banco de trás de seu Opala, quando sofreu um acidente fatal. Segundo a perícia, “o automóvel foi atingido” por um ônibus. Desgovernado, o veículo cruzou o canteiro de segurança e se chocou contra uma carreta na contramão.

Ulysses Guimarães morreu em acidente aéreo de helicóptero, ao largo de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992, junto à esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto.[2] O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.

O candidato a presidente Eduardo Campos morreu na manhã de quarta-feira, 13 de agosto de 2014, após a queda do jato particularem que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. Segundo a FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não era do voo de Campos.

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde de 19 de janeiro de 2017, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Em 6 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro sofreu um atentado em Juiz de Fora (MG). Um homem se aproximou e o feriu com uma faca na barriga. O agressor, Adélio Bispo de Oliveira foi preso em flagrante e confessou o crime (custeado e a mando de quem?).

Ricardo Boechat, o mais brilhante e combativo jornalista, temido pela politicalha corrupta brasileira por seus comentários duros, porém justos e imparciais, incondicional da ética política, da moral e defensor da Operação Lava Jato,apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM morreu na última segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019, em queda de helicóptero em SP. O quê “dirá” desta vez a caixa-preta da aeronave?

Como eu desejaria não fossem Hercule Poirot, Sherlock Holmes e Harry Hole, respectivamente, apenas personagens fictícios da Dama do Crime, Agatha Christie, de Sir Arthur Connan Doyle e do jovem e talentoso escritor norueguês, JoNesbø(de quem recomendo a leitura de “Boneco de Neve”, “A Estrela do Diabo” e “A Casa da Dor”. Aqueles três geniais e cerebrais detetives, com toda a certeza, não deixariam a interrogação e a dúvida acerca dos eventos morte acima relatados enxameando a mente de cada brasileiro.

E você, acredita em “Teoria da Conspiração?…

Comentários

Comentários