WhatsApp falso foi baixado mais de um milhão de vezes

Golpistas conseguiram cadastrar diversos aplicativos falsos do WhatsApp no Google Play, a loja oficial de aplicativos do Google para celulares e tablets com o sistema Android.

Um dos aplicativos, chamado "Update WhatsApp" e identificado por um usuário do site "Reddit", ultrapassou a marca de um milhão de downloads.

O aplicativo falso veio de um desenvolvedor que fingiu ser o desenvolvedor oficial do WhatsApp com o título "WhatsApp Inc". Os cibercriminosos usaram truques no Unicode para inserir caracteres invisíveis no nome e conseguir burlar a segurança da Google Play. Desse modo, embora os títulos cadastrados no sistema fossem diferentes, eles apareciam iguais para as vítimas.

O lado bom é que não houve a instalação de qualquer malware neste golpe. De acordo com especialistas do Avast, o software apenas mostrava anúncios de outros aplicativos — em uma clara tentativa de arrecadar dinheiro, mas não roubar dados. Mesmo assim, é importante ficarmos atentos pois nem todo app falso "é tão bonzinho assim".

Comentários

Comentários